top of page
1633540904615ddb28ce838_1633540904_3x2_rt.jpg

Passeio de barco pelos Canions de Furnas

Canions de Furnas

Por lá existem várias agências onde você pode comprar o seu passeio, mas a gente recomenda comprar / reservar com antecedência. Não que o passeio lote, porque a quantidade de barcos é grande. Mas reservando antes, você não precisa escolher a empresa na hora. 

O passeio dura cerca de 3 horas e faz 5 paradas. 

O programa mais famoso para quem viaja até Capitólio é o passeio de lancha que navega pelo Lago de Furnas. 

Os passeios têm 4 paradas, que podem variar de acordo com a época do ano. É o que nível do lago muda muito de acordo com as chuvas. Em época de seca, algumas partes ficam bem rasas, e as lanchas não conseguem percorrer. 

A maior parte dos passeios sai da Ponte do Rio Turvo.

Capitolio

Principais paradas do passeio:

Cachoeira Lagoa Azul

A primeira parada é na Cachoeira Lagoa Azul, que tem um bar flutuante bem charmoso e área para banho, às margens de uma cachoeira. Essa mesma cachoeira tem um lindo poço na parte superior, mas o acesso é pago e custa R$ 40,00. Você pode visitar essa parte pela estrada mesmo, em outro momento de sua viagem. 

Particularmente, essa parada nos decepcionou um pouco e não achamos tão bonito. O espaço para nadar e curtir o visual também é pequeno, o que em dias muito cheios deve ser complicado. 

Cachoeira Lagoa Azul

Canions de Furnas

Nesse trecho, entramos por um canal entre imensos paredões de pedra, de cerca de 40 metros de altura. Do alto deles surge a Cachoeira dos Cânions de Furnas, que na realidade é formada pelas mesmas águas da Cachoeira Diquadinha. 

A lancha chega pertinho e é até possível tomar um banho de cachoeira sem sair da lancha. É incrível, mas prepare-se para a água bem gelada. 

Aqui também fica a dica para o horário que o cânion fica iluminado. Nós chegamos por volta das 12h e o cânion já estava metade na sombra. Se possível, chegue antes das 11h. 

Cânions de Furnas

Vale dos tucanos

Um dos lugares mais bonitos do passeio. Os paredões ficam mais próximos, formando cânions mais estreitos e a água ganha uma tonalidade verde esmeralda muito intensa. É possível avistar muitos tucanos, pássaro típico da região, por isso o nome Vale dos Tucanos. Novamente, é aconselhável estar nessa área no meio do dia, para que a água do lago fique bem iluminada. 

Outro ponto interessante neste trecho é a  Cachoeira da Cascatinha. Esse nome é um pouco irônico, pois essa cachoeira é uma das maiores e mais impressionantes que existem em Capitólio. 

Vale dos Tucanos

Bar Flutuante

Parada deliciosa no Bar Flutuante do Mané, que oferece opções de petiscos, como a porção de tilápia, traíra ou de lambari.

Prove a cerveja ou o chope da Cervejaria Scarpas, que é fabricada na própria região. Experimente também as deliciosas caipirinhas e drinks. As lanchas estão saindo com limitação de acordo com os protocolos sanitários.

Bar Flutuante

Nota: Por conta do acidente ocorrido nos Cânions e Lago de Furnas em janeiro de 2022, o turismo aquático na região ficou fechado durante um período e foi reaberto em 30 de março de 2022. Foram adotados novos critérios de acesso e segurança, confira o decreto no site da Prefeitura.

Localização: Ponte do Rio Turvo
Distância: 40 min do Escarpas do Lago
Acesso: bem fácil, pela MG-050 (estrada que liga os principais atrativos da região)
Atrativos: 5 paradas no Lago de Furnas

Sugestões de casas para alugar

bottom of page